quarta-feira, 3 de agosto de 2022

“Somewhere Out There”

O som do piano nas mãos da Alena Bravo cruzou-se com a voz do jovem tenor português José de Eça dando início à segunda série de concertos da temporada de música clássica 2022 a cargo do projecto Xiquitsi. Ao ritmo de “Parlame d’amore Mariú” de Vittorio de Sicca, o dueto deu vida e luz a três canções clássicas napolitanas.

Mariana Carrilho subiu ao palco e deliciou o público com a sua vivacidade e forte marcação vocal, com diferentes variações nos tons e uma melodia encantadora em três temas distintos, seguindo-se o jovem Inérzio Macome com o seu violoncelo.

Um dos pontos altos da noite foi a actuação da orquestra Xiquitsi, sob a regência da maestrina Kika Materula e na voz de Xixel Langa e Déuscio Vembane, os quais deram um espetáculo, sem igual, que ganhou forma corporizando clássicos como “Somewhere Out There” de James Horner, Barry Mann e Cynthia Well.

Contudo, os clássicos nacionais não podiam ser deixados de fora, e na voz do dueto de Xixel e Déuscio, interpretaram Fany Mpfumo dando vida a “Avasati Va Lomu”, momento que o público fez questão de acompanhar dando ainda mais vida à cultura nacional. Esta série de concertos conta com o apoio do Absa Bank Moçambique, uma das instituições bancárias de referência no país. Pedro Carvalho, administrador do Absa Bank Moçambique, assinalou que a série de concertos é mais uma prova do sucesso deste projecto.

 “Para nós, é um orgulho testemunhar a evolução destes jovens talentos nacionais. São iniciativas como estas que impactam positivamente a vida dos jovens e nas quais vemos incorporados os valores que nos movem e nos fazem querer ir cada vez mais longe na promoção da arte, cultura e educação”, frisou.


Por seu turno, a Maestrina Kika Materula encerrou o momento afirmando “este é um momento muito especial para nós, estamos muito felizes com todos que se fizeram presentes e servimo-nos desta oportunidade para reiterar que pretendemos continuar a trabalhar para contemplar mais moçambicanos nesta iniciativa. O Xiquitsi efectivamente está a crescer, este projecto começou pequeno e hoje, nove anos depois este é o resultado. Quando começámos, o grupo era composto por estrangeiros, os concertos eram feitos 100% por músicos internacionais, no entanto, hoje, conseguimos ter o palco composto maioritariamente por solistas moçambicanos.”

O projecto Xiquitsi – Orquestra e Coro conferem formação em instrumentos de corda, sopro, percussão e voz, procurando promover a inserção social e a possibilidade de mudança na vida de crianças e adolescentes que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário