quarta-feira, 16 de junho de 2021

m’siro

O Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, exibe “Lugar das ilhas”, a mais recente exposição de Sónia Sultuane. “Lugar das ilhas” aborda aspectos ligados a valor histórico e cultural da Ilha de Moçambique e explora o lado artístico da capulana.

 

“Lugar das ilhas” é um conjunto de 18 obras de arte, repleto de detalhes e feitas com base a capulana. “Eu queria tornar a capulana numa obra de arte e não pura e simplesmente que fosse um utensílio para uso banal”, disse a expositora durante a inauguração da exposição. A exposição surgiu inspirada na Ilha de Moçambique e, para o efeito, a autora viajou mais de uma vez ao local. “Há aproximadamente dois fiz três viagens à Ilha de Moçambique e a Ilha inspirou-me. Também em criança já tinha estado na Ilha de Moçambique e o local é muito rico ao nível de cultura, gastronomia, arquitectura, então daí o desafio’’, explicou, a autora. Em termos temáticos, na Ilha de Moçambique, a autora fala da rota dos escravos, da porcelana, de esculturas, entre outros aspectos.

“Todas estas questões, por exemplo, de dote que fala da tradição das mulheres, da prata, do ouro e do m’siro são elementos que fazem parte das mulheres’’, acrescentou, Sónia Sultuane. A curadora da exposição, Alda Costa, explica que Sónia Sultuane usa outras linguagens e interessantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário