sexta-feira, 7 de maio de 2021

“Okhupali”

The Real 2F nome artístico de Dom Lopes Jaime, jo-vem rapper moçambicano, natural da Cidade de Nampula, de 27 anos de idade, actualmente a residir na Cidade de Chimoio, é técnico Agro-pecuário, praticante do Hip-Hop.

No seu entender o rap é uma fusão de ritmo arte e poesia na qual o mesmo sente a vontade expressar seus senti-mentos, e comunicar a sociedade, através da poesia, embora margi-nalizado por alguns é o melhor estilo musical para músicas de intervenção social e educação.Na sua concepção, o género Hip-hop tem importância de in-formar, principalmente o que a media não reporta. Na sua forma de ver, na contemporaneidade, os jovens não têm amor pela leitura de livros, mas escutam música.“No nosso rap consciente trazemos também abordagens científicas, Literárias e culturais para esse público-alvo”, afirma. The Real 2F, apaixona-se pela arte do Hip-Hop muito cedo, com os seus 5 anitos, já interpre-tava várias músicas, enquanto adolescente escutava músicas do grupo musical moçambicano SSP, por sofrer certas influências dos seus irmãos mais velhos. “Quando criança escutava músicas dos SSP por influência dos irmãos mais velhos que to-cavam muito em casa, e passei a interpretar as músicas do Álbum Alfa, tinha capacidade de decorar e cantar as músicas facilmente sendo uma criança de 5 anos cantando cada música do álbum era muito impressionante para os adultos, ganhava algumas moedas pra interpretar músicas dos SSP, e sem saber criava uma habilidade de repar dentro de mim, mas só em 2004 quando ouvi Denny OG pela primeira vez senti, algo dife-rente que fazia meu estilo e co-mecei a compor minhas próprias músicas com 10 anos de idade até então”, sublinha o artista. 

A 16 de Dezembro de 2016, The Real 2Flançou uma EP intitu-lada “Tio de Yana e Kenisha” na casa Provincial de cultura Nampula, esta EP foi feita em homena-gem às suas queridas sobrinhas. O artista conta ao nosso jornal que nunca participou de nenhum concurso nacional, internacional só festivais (Barras Maning Arre-tadas e Terra do Rap) no Brasil.O artista conta que tem um álbum a caminho, sendo que este ainda se encontra na fase de gravação e alguns arranjos, denominado “Okhupali” ter-mo da língua Emacua que tra-duzido quer dizer “Acreditar”. The Real 2F, conta que a maior dificuldade encontrada é o preconceito que o estilo hip Hop e os fazedores passam. “Por fazer o estilo já fui cha-mado de marginal, bandido etc, actualmente esse cenário não é muito frequente, só tenho regis-tado a falta de oportunidade para os fazedores do estilo Hip-Hop, os empresários não investem muito em rappers, (Repistas)”. Para enfrentar as adversi-dades ao longo deste percurso o artista criou uma pequena empresa de prestações de ser-viços artísticos e Literários (Okhupali ServicesLda) que fazem parte muitos jovens ta-lentosos que precisam de opor-tunidade para brilhar, a ideia é criar uma indústria musical, para tal estamos a trabalhar, embora com dificuldades de-vido a pandemia mas temos fé que um dia chegaremos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário