sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Drib e lar a miscelânea


Pedro Pereira Lopes, o escritor moçambicano que venceu com a obra mundo grave, a 1.ª edição do “Prémio Literário INCM/Eugénio Lisboa”, participou entre os dias 20 a 29 de Setembro, em diversos eventos literários nas cidades de São Paulo, Bahia e Cachoeira, no Brasil. Depois do sucesso da sua primeira incursão editorial no Brasil, com o livro Kanova e o segredo da Caveira, Editora Kapulana (São Paulo, 2017), uma obra que, segundo a estudiosa brasileira Eliane Debus, da Universidade Federal de Santa Catarina, “convoca, inusitadamente, o rompimento com a permanência dos aspectos moralistas que o envolvem, quebrando as possíveis expectativas do leitor com uma visão unilateral. 
Image result for Pedro Pereira Lopes, o escritor moçambicano
No conto que sustenta a releitura, o medo é evocado a todo instante e é por meio dele que a obediência cega se justifica. Na releitura de Lopes (2017), outra possibilidade de driblar o discurso autoritário se efectiva. Pedro Pereira Lopes escala Brasil, num périplo que iniciou no dia 21 de Setembro, em São Paulo, onde na Casa Amarela, participou de uma mesa redonda com o escritor brasileiro Escobar Franelas, seguindo no dia 22 de Setembro, para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, na qualidade convidado da 13ª edição do Caruru dos Sete Poetas, evento que contou com a participação de escritores brasileiros, como Ricardo Aleixo, Fabiana Lima, Celso Lopes e Rómulo Bustos Aguirre, da Colômbia, entre outros, onde irá apresentar o segundo livro, a mão do Portuário Atelier Editorial (Bahia), “mundo blue (o poema em quarentena)”, seu segundo livro de poesia.
Caruru dos Sete Poetas é um evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas, este projecto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar nossa cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, exposição/comercialização de livros e performances artísticas numa celebração pública e integradora. No dia 24 de Setembro, regressou a São Paulo, para participar num colóquio sobre literaturas da língua portuguesa na Universidade Federal de Guarulhos.

Related image   Pedro Pereira Lopes nasceu na Zambézia, em 1987. Membro da Associação dos Escritores Moçambicanos, é pesquisador e docente no Instituto Superior de Relações Internacionais. Obras e prémios: Setenta vezes sete e outros contos (não-publicado, 2009), 3º lugar no concurso de ficção narrativa João Dias; O homem dos 7 cabelos (infanto-juvenil, 2012), Prémio Lusofonia/ Município de Trofa (2010); Kanova e o segredo da caveira (infanto-juvenil, Maputo, 2013; São Paulo, 2017); Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas (infanto-juvenil, Maputo, 2014; São Paulo, 2015); o mundo que iremos gaguejar de cor (contos), Menção honrosa do Prémio Literário 10 de Novembro (Maputo, 2015) e Menção honrosa do Prémio Literário Eduardo Costley-White (Lisboa, 2016); O comboio que andava de chinelos (infanto-juvenil, no prelo), Prémio Maria Odete de Jesus (2016); A História de João Gala-Gala (2017), Mundo Grave, Prémio Literário INCM/Eugénio.(x

Nenhum comentário:

Postar um comentário