sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Luz de Caminhos


Image result for Mauro VombeFoi inaugurada no Instituto Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição “Caminhos da Luz” do fotógrafo moçambicano Mauro Vombe que resulta de uma parceria entre o fotógrafo e a Galp.
“Caminhos da Luz” é no fundo um convite a um tour aéreo sobre algumas zonas das cidades de Maputo e Beira, embarcando numa viagem semiótica que nos apresenta a energética simbiose Moçambicana entre o céu e a terra, a natureza e o homem, o presente e o passado, o movimento e o estático. Um retrato simbolicamente contagiante da energia e do desenvolvimento que representa Moçambique.
Image result for Mauro VombeEsta mostra fotográfica integra também parte da exposição “Energizers”, apresentada este ano em Lisboa, numa iniciativa que resulta de uma parceria da Galp com a revista “Visão” e a “World Press Photo” e mostra, na primeira sala da galeria, fotografias de dois dos fotógrafos participantes: Mauro Vombe e António Camacho de Portugal. A exposição “Caminhos da Luz” conta com a produção da Grow, empresa de publicidade e comunicação.
Inicialmente formado em teatro, Mauro Vombe nasceu em 1988, em Maputo. Começou a trabalhar com fotografia em 2006. Sua prática está profundamente ligada às suas origens no teatro; cada uma de suas fotografias parece apenas a introdução de uma série de outras imagens que devem ser amarradas juntas como uma narrativa. Vombe faz parte de uma onda de jovens artistas que captam a nova geração de Moçambique. Venceu dois concursos nacionais de fotografia em 2013 e participou em uma exposição que homenageou 40 anos de fotojornalismo moçambicano na Fundação Fernando Leite Couto em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário