quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Primar por uma literatura de qualidade

Brasil, Portugal e Espanha são alguns países que, até ao final do ano, os autores da editora denominada Cavalo do Mar vão visitar, participando em inúmeras actividades literárias. Trata-se de Amosse Mucavele, Andes Chivangue, Guita Jr., Hélder Faife, Macvildo Bonde, Mbate Pedro e Pedro Pereira Lopes. “O objectivo da Cavalo do Mar não é fazer negócio, mas, sim, prestar um serviço de qualidade à cultura e à literatura moçambicana de formaauto-sustentada, sendo esta a nossa obrigação, dar o merecido contributo na massificação e divulgação da literatura moçambicana que sempre se identificou pelo signo de qualidade, a Cavalo do Mar entra no mercado editorial de forma modesta, apostando em novos autores”, afirma o poeta e coordenador Mbate Pedro.
Resultado de imagem para literatura
O Instituto Camões, em Maputo, é o ponto de partida, a 9 de Fevereiro, onde vai acolher o lançamento do livro do poeta Amosse Mucavele, intitulado Geografia do Olhar (Ensaio Fotográfico sobre a Cidade), obra já lançada em edição espanhola, na Argentina, pela editora Vento do Fondo, tendo  sido considerado o livro do ano do Festival Internacional de Poesia de Córdoba 2016. Para Marcela Rosales, professora e investigadora da Universidade Nacional de Córdoba, “Geografias do Olhar” é a exposição de uma potência da memória que se expande em poemas concisos, um livro para ter, sem dúvida, uma geografia atravessada por um olhar poético espantado tanto nostálgico e uma musicalidade evocatória dos lugares das cidades de Maputo e Lisboa. Mar, música e terra dialogam pelo remo do poeta Mucavele, preservando ritmo e sentimento”. A Cavalo do Mar vai lançar o primeiro livro de Macvildo Bonde, Ensaios Poéticos, no dia 23 de Fevereiro, no Instituto Camões. Andes Chivangue, autor da Alma Trancada nos Dentes, apresentará a sua terceira obra literária, intitulada Fogo Preso, a 1 de Março, no Museu da História Natural. No final do mês de Março, dia 30, no Museu da História Natural, Mbate Pedro (Prémio BCI 2015), um dos mais destacados poetas da nova geração de escritores moçambicanos, lançará Vácuos, sua quarta obra literária. Falando sobre o autor, António Cabrita revela: “O Mbate Pedro herdou duas características da melhor poesia do século XX e que explora de livro para livro com habilidade crescente. A primeira é a de ser um lírico envergonhado. Os poetas mais sérios do século XX tornaram-se líricos envergonhados porque se sentiam sempre em dívida com o seu dever moral face aos horrores que presenciaram.” Entre os dias 20 Abril a 7 de Maio, o poeta Mbate Pedro, na companhia dos escritores Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane, Lucílio Manjate, ruma a São Luís do Maranhão – Universidade Federal do Maranhão. Nessa estada participa também na Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, FLIPOÇOS (Brasil), com Sangare Okapi, Aurélio Furdela, Danny Wambire, evento em que Moçambique é o país homenageado. De referir que nos dois eventos a editora Cavalo do Mar terá um stand para os livros dos escritores moçambicanos (quer sejam editados por si ou não), incluindo um espaço para sessões de autógrafos. 

Resultado de imagem para literaturaEntretanto, a Cavalo do Mar “anima-se em levar os livros e os seus autores a outros lugares, um dos nossos objectivos enquanto editora, um primeiro ano de grandes conquistas”, afirma Mbate Pedro. Em meados de Maio a princípios de Junho, Mbate Pedro e Amosse Mucavele rumam para uma digressão a Portugal, onde representarão Moçambique, no Festival Literário da Gardunha, na Bienal das Culturas Lusófonas de Odivelas, nas Raias Poéticas – Vila Nova de Famalicão, no Encontro com a Literatura Moçambicana, na Casa da Escrita-Coimbra e o lançamentoconjunto na Livraria Ciranda, uma livraria especializada em literaturas lusófonas, que contará com as apresentações dos professores Carlos Quiroga e Maria Felisa Prado, ambos da Universidade de Santiago deCompostela, em Santiago de Compostela –Espanha. A.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário